sábado, 1 de maio de 2010

A menina do conto sem fadas

sábado, 1 de maio de 2010
"Can't we give ourselves one more chance?
Why can't we give love that one more chance?
Why can't we give love...?"

Queen


O sol brilhava, pincelando a cor azul cristal no céu. Tão azul, que poderia ser comparado com a vasta extensão do mar do País das Maravilhas ou da Terra do Nunca. A calmaria que o som das ondas transmitia era como música para os meus ouvidos. Vai e vem, vai e vem, vai...
- Por que o mar é azul? – eu me perguntava tentando esquecer as problemáticas confusões que se passavam pela minha mente de menina.
O mundo em que vivo é muito bonito. Visto de fora e pela primeira vez, ele é perfeito. Às vezes até dizem que é mágico. Mas, não, com certeza ele é mais interessante visto pelo lado de fora, sem dúvidas: muito colorido, castelo, crianças... Apenasmente visto por fora.

Era bonito sim, mas, infelizmente, ela não conseguiria enxergar, não podia. Não queria. Ela era como uma lanterna, daquelas que não iluminam mais que cinco palmos diante do próprio nariz. A cega não enxergava o interior de nada. Mas eu sim, por ser interior, consigo ir muito além!
Não sou alguém concreto, em carne e osso. Assim, acabo por ser um parasita, há anos brigada com Teresa de Pedra.
Teresa nunca dá atenção ao que digo, insiste em trabalhar com o que vê e escuta e em ignorar minha sutil presença em sua vida. Uma pena, pois acredito que poderia ter-lhe sido muitíssimo útil quando necessário. Mas, nem isso ela aproveita...

Naquela manhã eu, finalmente, percebera que algo em mim estava faltando. Mas, obviamente, faltava descobrir exatamente o que me fazia sentir com um buraco negro no peito. O mar só estava me deixando mais confusa e perturbada.
Num som sem tom, entrei pela trilha guiada pelo atrás do azul. As plantas que me cercavam tinham uma aparência indagadora, como se a vida estática sentisse ciúme desta mobilidade. Fiquei parada, por alguns minutos, em pé com os braços abertos e olhos fechados. O sol batia forte em meu rosto. Estava fazendo fotossíntese.
Caminhei pelo entorno do rio, em busca dos afluentes que me compõem. Basta o pretérito de cartolina que envolveu minha vida até agora: regras, datas, gostos e costumes. Chega de pais controladores, como a dosagem diária de um antibiótico. Não quero mel com própolis. Quero ser abelha!
A flor que me habita não desfaz o labirinto de que me constituo. Se minha família é real, sou apenas floco de montanha. Encosto na árvore de mil anos, experiente como uma biblioteca rouca, à espera de que algo me venha, de que algo me fale, de que algo me salve. As folhas balançavam em ruído, revoltas.
Olhava para o nada e ouvia a cor do vento quando chora.

Dessa vez ela estava brincando com o perigo. Àquela altura, ela estava longe demais do castelo para que o sol pudesse acompanhá-la em seu caminho de volta. Minha função, automaticamente, se adapta para o alerta.
Então, eu pergunto: ela me escuta? Nunca!
A pedra que habita o coração dessa menina não pode ser removida por ninguém senão ela mesma, ela só precisa querer. Porém, ela não quer. Eu desisto.
Nossas divergências vêm desde sempre, quando Teresa começou a dar seus primeiros passos e não me ouvia dizendo que um movimento mal calculado poderia causar grandes estragos. E causaram. Sempre causam.
Seu reino é protegido das criaturas mágicas que existem mundo a fora, e tudo isso por um único motivo: super proteção à bonequinha de porcelana, frágil e irresponsável da família.
A culpada disso tudo: eu, a pobre consciência.

Eu estava literalmente encantada com toda a beleza natural daquele lugar mágico. Como poderia nunca ter ido além da prisão que meus pais chamavam de casa?
Libertei minhas madeixas, em forma de serpentes, na tentativa de achar uma resposta racional no meu arquivo pessoal. Porém, ele me calava. Por quê?
Olhando fixamente para o solo encoberto de seiva bruta, encontrei-me acompanhada. Sim, era impossível! Eu sabia. Não tinha ninguém ali. Então, o que poderia ser?
O meu diagnóstico vinha como resposta: loucura extrema!
Como pensar algo sensato em meio a tantas dúvidas? Aquele ser metade cabeça, metade corpo (talvez muito mais cabeça que corpo) me olhava aflitamente como se quisesse dizer algo. Eu o queria. Ele poderia, enfim, me carregar sem me amarrar, me puxar sem encostar, me mostrar o caminho sem apontar. Me querer!
Procurava que me dissesse. Mas, como sempre, não me disse.
Resolvi, talvez pela primeira vez na vida, que eu falaria primeiro.
- Quem é você? – nervosa fui levada pela onda positiva que vinha do menino.
“- Importa mais quem é alguém, de onde vem, sua família, seus genes; ou são as atitudes, os atos e gestos que importam mais? Não sei quem sou, nem ao menos se me sou. Ao passo em que me levo, não sou agente desse verbo ser. Você se é?”– Se eu sou o que? Aquela criança tinha me deixado confusa. Quis continuar.
- Digo, somos todos. Não somos?
“- O sumo desse ser que somos é a chave para saber se podemos de fato fazer alguma coisa da vida. Você faz a vida ou é a vida que te faz?”

Aquele menino estava mesmo prendendo a atenção dela por mais de dez segundos. Um milagre deveria estar acontecendo. O que me fez pensar se ela saberia a resposta a essa pergunta. Será que Teresa de Pedra sabe que, durante a vida inteira, ela se deixou guiar?

- A minha vida é minha!
“- Não fique tão possessa em possessivos. Este verbo, tão transitório, num minuto te rotula, noutro te faz fugaz. Se você olha para a árvore e apenas vê tronco, como saberá se, quando a árvore te enxergar, ela não verá apenas eco de corpo vazio?”
- Mas, o que pode existir além do tronco da árvore? Não vejo nada mais que simples folhas.
“- Você está mesmo de olhos abertos?”
- Por que não estaria? Meus pais sempre me disseram para fazê-lo. Os meus atos não têm como conseqüência a causa do que vejo?
“- Finalmente você está se enxergando, ou se perdendo totalmente. Se os atos geram olhos em vez de olhos ocasionarem atos, você obedece ao seu mecanismo, em vez de seu mecanismo te obedecer? É como ser guiada por uma saudade: pode te levar pela correnteza disfarçadamente, também pode te deixar imóvel. Saudade é ausência da desistência, assim como a desistência é a ausência final de uma saudade. Se teus atos estão de olhos fechados, você estará controlando a saudade ou é ela que enxerga por você? Consegue ver o gosto desse cheiro de terra molhada?”

Meu Deus! Não poderia estar acontecendo. Aquela criança iria mesmo dar um jeito na menina há anos aprisionada em sua bolha? A pedra estava sendo, aos poucos, eliminada de Teresa. Cada milésimo de segundo que passava minha atenção voltava-se mais para aquele ser “diferente”.

- Sinto saudade de tudo que não vivi, entende? Não sinto esse gosto, pois nunca senti mesmo o cheiro de terra molhada. Meus olhos só enxergam o que a saudade não pode me dar. Minha retina é eletrizada com carga diferente da minha pálpebra, mantendo assim meus olhos sempre fechados. Agora eu entendi! Mas, e esse buraco? E esse vazio? Meu coração não vê!
“- Ver é escrever. Enxergar é poesia. A diferença sutil entre o comum e a arte está no como. Se teus olhos não falam a mesma língua que teu coração, talvez seja bom conversar com peixes. Os peixes são os únicos que sonham com olhos de vida, sempre abertos. É preciso deixar que a vida entre, senão ela passará cada vez mais rápido. Na inversa velocidade em que o metrô passa pelas coisas, ela passará por você.”
- Os peixes escrevem poesia?
“- Talvez, se estiverem apeixonados.”
- Nunca me apaixonei. Por isso não posso ver?

Para mim, estava abrindo-se a luz no fim do túnel.
Só conseguia pensar no porquê de ele estar conseguindo fazê-la perceber o que eu passei a vida inteira tentando. Seria eu o problema?

Meus pensamentos estavam girando, acreditava estar conseguindo montar o quebra-cabeça da minha vida, achava estar conseguindo entender o que o Poeta tentava me dizer: se os peixes enxergam, e escrever é enxergar... Só posso concluir que os peixes escrevem. Mas se eles só escrevem quando estão apaixonados, eu teria que me apaixonar (por algo) para escrever e consequentemente poder enxergar.
Tudo se encaixava agora.
- Por que o mar é azul? – Perguntei aflita, voltando ao início da minha jornada.
“- Lágrimas de cor fazem líquido o coração. Mais que uma coloração, o mar é resultado de tantos sentimentos que o cercam. Mar amargo. Amaro. Sê-lo. Viver sem ar. Viver o mar. Abolir as distâncias que nos cercam. Fugir das margens: além mar. A-mar.”




Participação especial: Ramon Ramos (www.ramosramon.com.br)

4 admiradores secretos:

Unknown disse...

Saudade é ausência de desistência.

=)

beijo

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

que isso, luisa. fantástico o texto, serinho.

Agora, além da sutil diferença entre probabilidade/possibilidade, compreendi outra: ver/enxergar.

gostei de algumas expressões como "possessa no possessivo",...

e que vício em mistura de sentidos hahaha ( esqueci o nome dessa figura de linguagem.. sinestesia?)

beijos, Carlos Macedo

Unknown disse...

Cada dia melhor, lu... Belo texto.

beijos mil

 
Design by Pocket